The Wrath

 Yeo-gok-seong (2018) on IMDb
Narrativas que contemplam tradições e a pluralidade de culturas sempre são bem vindas, vindas do oriente, melhor ainda. Digo isso porque o oriente é conhecido por ser o berço de grandes sucessos do terror. Ao se pesquisar rapidamente, encontramos as raízes e origens dos sucesso de bilheteria do gênero, oriundos do Japão, Coreia do Sul e outros países orientais. A relação que as tradições destes países tem com a morte, espíritos e tantos outros elementos sobrenaturais inundam as telas e os livros. Até mesmo nos desenhos infantis, é fácil encontrarmos enredos que associam espíritos atuando junto dos vivos, sejam em planos distintos ou mesmo no mesmo plano.

Pessoalmente enxergo boa parte das produções do gênero de terror, caracterizadas mais como drama do que com terror propriamente dito. As histórias e crenças que envolvem entidades sobrenaturais quase sempre estão relacionadas a dramas pessoais, traumas, abusos e outras amarguras da vida. Nesta direção está o longa sul coreano “The Wrath” (여곡성 | Yeo-gok-seong, no original), lançado em 2018.

Este thriller de suspense/terror sobrenatural é ambientado na Coreia do século 14, durante a Dinastia Joseon. Uma maldição está matando os filhos do oficial de mais alto escalão do reino. Quando o último filho morre, sua viúva grávida, Ok-bun (Son Na-eun), deve enfrentar a política familiar viciosa e o espírito vingativo que desce sobre a casa.

Dirigido por Yoo Young-sun e escrito por Park Chae-bum, o elenco é formado por Seo Young-hee, Son Na-eun, Park Min-ji, Lee Tae-ri, Son Sung-yoon, Lee Jae-ah, Choi Hong-il e Kim Hee-sang.

O longa é um remake do thriller de do terror “Woman’s Wail”, de 1986. O trailer pode ser visto aqui.